A Sociedade Mineira do Cuango, reinaugurou no dia 20 de Novembro, a Escola Primária e do 1º Ciclo, 4º de Fevereiro, localizada no bairro Quimbulage, município de Xá-Muteba, província da Lunda-Norte.
O corte da fita resultante da boa relação entre a empresa e a Administração Municipal de Xá-Muteba, coube a Administradora, Esmeralda da Piedade Maximata, ladeada pelo Regedor do bairro Ngonga Ngola, Xavier Ngola, na presença do Director Adjunto para Operações Mineiras, Eng. Hamilton Carvalho, do Director Administrativo, Eng. Gregório Miasso, membros da direcção da empresa e de autoridades tradicionais.
A Administradora de Xá-Muteba, felicitou a SMC pela requalificação da instituição que esteve fechada devido ao mal estado de conservação.
“Hoje ganhamos uma estrutura muito importante e queremos aqui deixar o nosso apelo a toda população. Não é facil construir, mas é facil destruir.
O tempo que foi construido, mostrou que existe uma boa relação entre a Sociedade Mineira do Cuango e a Administração Municipal de Xá-Muteba. Estamos aqui a presenciar a inaguração que benificiará os alunos que vão receber o ensino dentro de salas de aulas bem apetrechadas.
Vamos preservar a escola e queremos o apoio das nossas autoridades tradicionais na manutenção. Não vamos permitir que uma infraestrutura como essa, seja abandonada porque foram evidados esforços para a sua construção. O nosso muito obrigado a Sociedade Mineira do Cuango”, disse a Administrador Municipal de Xá-Muteba.
O Regedor do Ngonga Ngola, Xavier Ngonga, parabenizou a empresa pela obra que permitirá dar continuidade a educação das crianças da comunidade.
“Através desta escola, as crianças da localidade estarão mais proxima de casa e com mais segurança. Me sinto feliz”, frisou o Regedor.
Ao falar em nome da direcção da escola, o Director Tertuliano João Manuel, enalteceu o trabalho feito e prometem conservar o estabelecimento de ensino.
“Nos alegramos com esta infraestrutura, esperamos que a Sociedade Mineira do Cuango continue com estes projectos sociais. Ganhamos um campo de multiuso que antigamente não tinhamos”, disse o Director da Escola.
O Director Administrativo, Eng. Gregório Miasso, frisou que a Sociedade Mineira do Cuango, continua comprometida com a sua responsabilidade social.
”As nossas pequenas palavras são de apreço e aceitamos este convite para juntos testemunharmos a entrega desta escola que foi reabilitada. Agradecemos em particular ao Dr. Artur Gonçalves, Presidente do Conselho de Gerência, que aquando da visita a escola, viu a necessidade de reabilitar a escola que foi construida a mais de 10 anos pela empresa.
É mais uma obra que entregamos, conscientes que obras iguais serão desenvolvidas nos bairros próximos e queremos apelas aos alunos, a maior responsabilidade de preservar este património, sobretudo as autoridades tradicionais, porque irá servir para as futuras gerações”, disse o Director Administrativo.
A escola que passa a ser um Complexo Escolar, é constituida por 4 salas todas apetrechadas, um gabinete da direcção, um campo multiuso e receberá aproximadamente 360 alunos, em dois turnos, manhã e de tarde.