Inagurada ponte sobre rio Cuango

O Presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Cuango, Dr. Artur Gonçalves, inaugurou hoje (29 de Janeiro), a ponte metálica sobre o rio Cuango, na área do Vuca, município do Cuango, Lunda-Norte.

Dr. Artur Gonçalves, em breves palavras, referiu que a ponte irá ligar dois municípios e no futuro facilitará as trocas comerciais entre os dois.

“Nesta primeira fase, esta ponte facilitará os meios rolantes da empresa, bem como as actividades do consórcio que se encontra a realizar os trabalhos geotécnicos através da empresa Motaengil SA, para a construção da futura Hidroeléctrica Vuca 3”, informou o Presidente.

Frisou que a infraestrutura irá alavancar o desenvolvimento dos municípios de Xá-Muteba e Cuango, particularmente as comunidades habitantes destas zonas.

“A Sociedade Mineira do Cuango, desde a sua implementação nessa região, continua comprometida na responsabilidade social das comunidades. Com base, neste princípio, foram construídas durante os últimos anos, escolas, Centro de Saúde, furos de água, distribuição de moagens, motobombas, apoio a agricultura, geradores de pequeno porte, motorizadas para as autoridades tradicionais, bem como viaturas”, disse o Presidente.

Referiu também, estar em fase de conclusão, o Centro de Formação Profissional que brevemente será entregue para formação de jovens em várias especialidades, e não apenas quadros no sector mineiro.

O Director do INEA (Instituto Nacional das Estradas de Angola), Francisco Txiquembo Heleno, no acto da apresentação, expressou que tudo farão para a preservação da ponte.

“Serão adoptadas medidas de preservação da ponte, como manutenções periódicas, imposição de controlo de carga limite máximo para segurança e prevenção de rompimento da estrutura, bem como, a construção de lombas para redução da velocidade”, disse o Director do INEA.

A ponte restruturada, possui 60 metros de comprimentos, 4.5 de largura, tem capa­cidade para suportar 120 toneladas e faci­litará as operações mineiras na zona leste, bem como, ajudará no transporte do material que servirá para construção da nova Hidroé­lectrica das quedas do Vuca e na circula­ção de pessoas e bens, de forma rápida e segura das comunidades do Cuango e de Xá-Muteba.

Scroll to Top